CE reafirma conclusões sobre Portugal e altera patamares de desequilíbrios

Ministério das Finanças reconhece “que país tem desafios a enfrentar” e assegura que governo irá “concentrar esforços para superá-los”

Vice-presidente da CE, Valdis Dombrovskis. EPA/LAURENT DUBRULE

Valdis Dombrovskis, vice-presidente da Comissão Europeia e responsável pela moeda única, apresentou esta terça-feira o Pacote de Inverno do Semestre Europeu, incluindo a alteração nas categorias para avaliar a dimensão dos desequilíbrios macroeconómicos de cada país.

A conferência de imprensa sobre o Semestre Europeu desta tarde serviu ainda para reclassificar a situação de cada país face aos novos patamares de avaliação de desequilíbrios, com Portugal a ser colocado entre os países com “desequilíbrios excessivos”, na sequência do levantamento já publicado pela CE no final de fevereiro.

Segundo explicou Dombrovskis, a partir de agora a CE vai avaliar os desequilíbrios em apenas quatro categorias: sem desequilíbrios; desequilíbrios; desequilíbrios excessivos; e desequilíbrios excessivos com medidas corretivas.

Tendo por base os relatórios já publicados no final de fevereiro sobre os países da UE, Dombrovskis explicou que há neste momento 12 países em “desequilíbrio” dos quais cinco, incluindo Portugal, em situação de “desequilíbrio excessivo”, casos de Bulgária, Croácia, França, Itália e Portugal.

Sobre as conclusões de Bruxelas esta terça-feira reafirmadas, o ministério das Finanças reconheceu “que o país tem desafios a enfrentar”, assegurando que o governo irá “continuar a concentrar os nossos esforços para superá-los”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.