Governo vai reativar marinha mercante com bandeira portuguesa

Soberania, conhecimento e economia do mar são os desafios a que Estratégia do Mar vai dar resposta.

Desenvolver uma marinha mercante com bandeira portuguesa é um dos objetivos da Estratégia para o Mar aprovada pelo Conselho de Ministros, sob a presidência de Cavaco Silva.

Essa estratégia visa passar “das palavras aos atos” e vai responder a três desafios: o da soberania, o do conhecimento e o da economia do mar, explicou a ministra do Mar em conferência de imprensa no Forte de São Julião.

“Deixar de teorias e começar a aplicar tudo o que sabemos” para concretizar os muitos estudos feitos aos longo dos anos sobre a importância do mar no desenvolvimento económico do país é a vontade do governo, destacou Ana Paula Vitorino.

O desenvolvimento de uma marinha mercante portuguesa visa dotar o país com uma capacidade de carga que diminua a sua dependência em matéria de transporte marítimo, assim como criar postos de trabalho, precisou a governante.

Financiar investimentos em novas atividades ligadas à economia do mar, através da criação do chamado Fundo Azul e do recurso a fundos comunitários por via do Programa Operacional Mar 2020, é um dos pilares dessa estratégia que visa duplicar o peso dessa economia até ao final da década.

in Diário de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.