Indústria de videojogos tornou-se num desporto. E há quem ganhe dinheiro

Os desportos electrónicos, ou eSports, vão escalando na popularidade em todo o Mundo. A indústria está avaliada em 612 milhões de dólares e 90 milhões de pessoas assistiram a torneios virtuais em 2014. Em Portugal “não há cultura do gaming”.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0a/The_International_2014.jpg

A evolução dos eSports nos últimos anos tem sido exponencial em termos de jogadores, competições, prémios e patrocínios, mas Portugal não tem acompanhado o avanço. “Há uma falta de conhecimento em relação ao que é o videojogo enquanto produto não de consumo”, conclui o historiador de videojogos Ivan Barroso.

Em Agosto, 11 mil pessoas encheram o Madison Square Garden, em Nova Iorque, para ver um torneio do jogo League of Legends; na Coreia do Sul os torneios têm mais de 40 mil pessoas na plateia; e, em Seattle, o torneio anual de Dota 2, o International 5, disponibiliza 18 milhões de dólares (mais de 16 milhões de euros) só para prémios, relembra a Tech Insider.

Alguns dos jogos mais populares nestes torneios são o League of Legends, jogo de luta e estratégia em que cada equipa tenta destruir a base do adversário, o Dota 2, com praticamente a mesma premissa, Smite, jogo de combate em que o jogador assume o papel de um dos deuses mitológicos, Counter-Strike, jogo de tiro na primeira pessoa, e até o simulador de futebol FIFA.

De acordo com a Business Insider, League of Legends é jogado por 70 milhões de pessoas todos os meses e o canal desportivo norte-americano ESPN, que começou este ano a transmitir torneios de videojogos em directo, diz que o campeonato de League of Legends é mesmo o segundo evento mais visto, sendo apenas ultrapassado pelo Super Bowl. “Em Portugal, o número de jogadores de League of Legends anda à volta dos 100 mil”, refere António Lisboa, colaborador do grupo League of Legends Portugal e treinador de uma equipa.

Segundo os dados da empresa de pesquisa da indústria de videojogos Newzoo, os eSports já têm mais fãs que o hóquei no gelo e espera-se que ultrapasse o número de fãs do futebol americano em 2017. 89 milhões de pessoas assistiram a torneios virtuais em 2014.

in Jornal de Negócios

7 thoughts on “Indústria de videojogos tornou-se num desporto. E há quem ganhe dinheiro

  1. Все о применении индустриальных масел, о которых нужно знать, Советы по выбору индустриальных масел, для повышения эффективности работы, которые изменят ваш бизнес, для максимальной эффективности, для продления срока службы, Значение масел в работе промышленных предприятий, Индустриальные масла: как экономить на затратах, для сокращения издержек производства
    индустриальное масло 20 https://industrialnyemasla.ru/ .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.