Portugal é o país do euro que mais juros vai pagar em 2016

A dívida portuguesa apresenta o custo mais elevado entre todos os países do euro, levando 4,5% do PIB. Contribuintes pagam 23 milhões em juros por dia.

Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, e Mário Centeno, ministro das Finanças. Fotografia: Olivier Hoslet/EPA

Os contribuintes portugueses vão pagar perto de 8,4 mil milhões de euros relativos a juros da dívida pública este ano. O valor representa uma fatia de 4,5% do produto interno bruto (PIB) estimado para 2016, situando-se desta forma acima do custo da dívida face ao PIB de todos os outros países da zona euro. Depois de Portugal surge a Itália (4,2%) e a Eslovénia (2,9%).

De acordo com os 17 planos orçamentais entregues em Bruxelas e o Orçamento do Estado de 2016 da Grécia, as dívidas públicas nos países da moeda única apresentam um custo médio de 2,1% do PIB. Esta média, no entanto, oculta realidades bem distintas: o peso dos juros no espaço da moeda única varia de 0,1% do PIB na Estónia aos 4,5% pagos pelos portugueses. Já em relação a Chipre, os últimos números referem-se a 2015 e apontam para um custo de 3,4% do PIB.

Apesar de apresentar o maior fardo com juros sobre os contribuintes, certo é que a dívida portuguesa não é a mais elevada do euro, já que a Grécia (188%) e a Itália (131,4%) continuarão no final do ano com um endividamento superior ao nacional, que será de 126%. Aqui destaque para o caso específico da Grécia: tendo a dívida mais alta da zona euro, os gregos apresentam um gasto com juros em linha da média, algo que se justifica com o acesso de Atenas a diferimentos que, todavia, tornarão a dívida mais cara no futuro.

In Dinheiro Vivo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.