BCP, BPI e Santander dispensaram 4800 colaboradores em cinco anos

Os três maiores bancos privados lucraram, em conjunto, 763 milhões de euros em 2015. A conjuntura económica e financeira ditou o fecho de 556 balcões

O BCP, o Santander Totta e o BPI prosseguiram, em 2015, a tendência de cortes de pessoal e fecho de balcões. Os três maiores bancos privados – já apresentaram as contas do ano passado – dispensaram 4797 colaboradores e fecharam 556 balcões nos últimos cinco anos.

De acordo com a análise efetuada pelo DN/Dinheiro Vivo, tendo por base os relatórios e contas das instituições, o BCP, o Santander Totta e o BPI contabilizavam, no final de 2010, 23 459 funcionários e tinham um total de 2384 balcões em funcionamento em Portugal. Volvidos cinco anos, os três grandes bancos privados contam 18 662 trabalhadores e 1828 agências abertas. E os cortes não vão ficar por aqui. As novas tecnologias estão a acelerar a “revolução digital” no setor e a automatização de processos ditará novos cortes nos quadros de pessoal.

A redução dos custos operacionais tem sido uma das principais prioridades da banca nos últimos anos, sobretudo na atividade doméstica.

in Diário de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.