Atividade económica em Portugal vai cair

OCDE prevê que a atividade económica em Portugal desacelere nos próximos meses, tendo o país registado o segundo maior decréscimo do indicador compósito da zona euro.

Apesar de Portugal ter registado o segundo maior decréscimo do indicador compósito avançado da OCDE entre os países da zona euro em janeiro, o país manteve-se acima do nível 100, que marca a média de longo prazo, foi hoje anunciado.

Na publicação mensal dos indicadores compósitos avançados, a Organização para a OCDE refere que depois da Irlanda, cujo indicador caiu 43 centésimas para 99,93, o indicador de Portugal registou um decréscimo de 19 centésimas para 100,20 em janeiro.

Além da Irlanda e de Portugal, a Holanda, com um decréscimo de 17 centésimas para 99,55, e a Eslovénia, com uma queda de 28 centésimas para 101,32, foram os outros países da zona euro que maiores decréscimos dos indicadores registaram.

Apesar destes decréscimos, a OCDE prevê a estabilidade para o conjunto da zona euro, mas com diferenças entre os seus membros. O indicador da zona euro diminuiu muito ligeiramente (quatro centésimas para 100,55 pontos).

Os indicadores compósitos avançados da OCDE antecipam inflexões do ciclo económico.

In Diário de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.